Fechando o apartamento de praia.

Janeiro acabou, fim das férias, hora de voltar para a casa, deixar Guarapari e fechar o apartamento por mais uma temporada. Tenho cliente...

Janeiro acabou, fim das férias, hora de voltar para a casa, deixar Guarapari e fechar o apartamento por mais uma temporada.
Tenho clientes que me perguntam como fazer para manter o apartamento livre de mofo, maresia e bolor enquanto ficar fechado. Digo que não tem uma fórmula mágica para evitar estas interpéries dentro do apartamento mas tem como minimizar os seus efeitos.
A maresia deixa o piso, vidros e móveis grudentos além de oxidar vário tipos de metais e assim estragar caixas de som, televisões entre outros aparelhos que ficam para trás quando se vai embora da casa de praia.
A sugestão é manter todas as janelas bem fechadas, portas vedadas e nenhum ponto aberto onde o ar possa entrar carregando maresia junto, isso já evita bastante dela entrar.
Uma ótima ideia é usar um esterilair em cada quarto. Este aparelho fica ligado na tomada o tempo todo, tem baixa consumo de energia e serve para desinfectar o ar, eliminando ácaros, fungos e mofos.
Estando com o quarto todo fechado e vedado, o aparelho filtra e renova o ar lá dentro e assim, diminui a presença de mofo e maresia.
Para dentro dos armários, você pode coloar um desumidificador como aqueles comprados em supermercado. O detalhe deste produto é que deve ser trocado a cada 2 meses ou quando o pote se encher de água. Então, se você não for voltar para a casa de praia antes desse período, é melhor nem colocar dentro dos armários.
Você pode fazer estes desumidificadores caseiro.
Material que vai precisar: cloreto de cálcio em flocos; filtro de papel (de café mesmo); dois potes de iogurte de tamanhos diferentes; elástico de dinheiro.
Para fazer, é muito fácil: No pote menor, faça um pequeno furo com um prego e coloque os flocos de cloreto de cálcio; sobreponha o potinho dentro do pote maior, de modo que fique um vão vazio entre os dois potes; cubra-os com o filtro de papel e prenda com elástico. Dentro de uma semana a 20 dias o pote maior se encherá de água (a umidade retida de dentro do armário), então é só jogar fora a água e o cloreto de sódio usado, lavar os potinhos e refazer o processo para ter um novo desumidificador. Retornável, reciclável, reutiizável, prático e mais barato do que os industrializados.

Do mais, fica a saudade da praia e a ansiedade para voltar a ver o mar. E ao chegar para as próximas férias, a sua casa vai estar menos mofada e mais saudável.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram