Como decidir sobre o desenho do gesso?

Os gesseiros que me desculpem, mas eu preciso contar a verdade!
Sempre que se está reformando e se decide colocar gesso, você procura direto o gesseiro para ele "dar uma dicas" e dizer o que pode ser feito, certo?
Por favor, não faça isso! Entre em contato comigo ou com qualquer outro profissional de decoração... 
Tenho alguns argumentos fortes para você entender o porquê dessa minha súplica:
Primeiro que o gesso é uma parte importantíssima da decoração do ambiente. Você pode até achar que gesso é apenas uma cobertura da lage, mas não! É no gesso que serão instaladas as luminárias, e a iluminação é tudo numa decoração. Então, para se fazer o gesso, tem que saber como será a iluminação, e para saber como será a iluminação, você precisa saber como será a ambientação do espaço. Sim, é muita coisa para planejar e decidir antes de contratar o gesseiro. O gesso deve ser colocado antes da instalação do piso (importante isso porque na instalação do gesso eles utilizam cavaletes que vão apoiar direto no chão e SEMPRE acabam arranhando o piso, mesmo colocando o papelão sobre ele). Então, na sua obra, nessa fase do gesso, você não vai nem ter a cor das paredes, nem o piso, muito menos os móveis para saber como fará a iluminação do espaço, certo? Por isso é importante trocar uma ideia com um decorador, para se ter uma noção do espaço, e de preferencia, o projeto de ambientação, iluminação e gesso. Fica complicado se instalar o gesso sem ter uma noção da ambientação. Você paga para o gesseiro instalar e depois decide onde ficará o sofá e a mesa de jantar, aí você decide mudar o ponto de luz, para ficar bem em cima da mesa de jantar, e adivinha? Vai ter que chamar o gesseiro de novo para quebrar o gesso de novo para mudar de lugar o ponto de luz... Aí você tem um retrabalho, e todo o transtorno do gesso entrando na sua casa, simplesmente porque não planejou antes como seria a ambientação. E além da ambientação, o projeto de iluminação também tem que se estar previsto, vai que você escolhe uma luminária que não dá para colocar no gesso que já está pronto? Retrabalho de novo!! Ou ainda, o gesso que foi feito não tem nada há ver com a ambientação que você colocou depois.... Entende agora porque eu digo para trocar uma ideia com um decorador? Escolher e definir o gesso não é uma tarefa muito simples... 
Apesar dos gesseiros mostrarem que é muito simples (entenda, eles são mais vendedores do que projetistas, então, vão querer te vender mais, independente se vai ficar bom e se você vai gostar!).
O segundo ponto é justamente esse! O cara do gesso é um vendedor! Ele conhece o produto dele e vai querer te vender os detalhes mais caros, lógico! E você achando que o cara é seu amigo, te dando umas dias de como fazer o gesso sem você precisar contratar um decorador... 
Eu vejo muito isso acontecer... Pego projetos para fazer onde o gesso já existe e aí eu pergunto quem fez o projeto e o cliente me diz que ninguém fez, foi o gesseiro que deu umas dicas... Aí eu encontro aquele gesso "bolo de noiva" que a gente chama... É um gesso tão rebuscado, cheio de sancas, dentes e reentrances que fica até complicado pensar em alguma decoração que disfarce.
Acontece o seguinte: o gesso liso é o mais barato, então, o gesseiro vai querer te empurrar um monte de sanca (ou roda-teto), cheio de firulas, porque essa é a peça mais cara que ele tem, então, quando mais ele colocar no seu teto, mais ele vai ganhar dinheiro... E você achando que são lindos detalhes...  E as vezes, colocam tanto que vira bolo de noiva... 

Exemplo de gesso "bolo de noiva"

Exemplo de gesso "bolo de noiva"

Exemplo de gesso "bolo de noiva" 

O "bolo de noiva" tem tanta coisa rebuscada, cheia de curvas e milhões de sancas uma sobre a outra... Você pode até achar lindo, mas entenda que isso vai cansar os olhos com o decorrer dos anos e você terá pago quase o dobro do valor só por causa delas... A sanca é cobrada por metro linear, então, quando mais voltas, mais metros o gesseiro colocar no seu teto, mais ele vai estar ganhando dinheiro...
E voltando ao assunto da iluminação, geralmente nessas dicas de gesso cheio de sancas, não se tem muito espaço para uma luminária, então, o gesseiro diz pra você colocar aquelas iluminações embutidas, as dicróicas. Sim, até fica lindo, só que dicróica esquenta horrores!!! E você vai e coloca as benditas lampadinhas em cima do sofá. Te garanto que você nunca vai ligá-las, porque não vai dar para ficar sentado debaixo delas de tanto que esquenta. Dicróica é para iluminação de efeito, onde você a acende exporadicamente, e não como iluminação principal (fora que a bichinha gasta mais energia e queima com facilidade... ). Claro que agora temos os leds, você pode substituir a dicróica pelo led, aí tudo bem ficar embaixo porque o led não esquenta (porém, custa o triplo do preço da dicróica)... Ah, lembrando ainda que a quantidade de iluminação (lux) necessária para cada ambiente deve ser calculada pelo decorador, ou seja, o ideal é você saber quantas luminárias vai ter que colocar no ambiente para ter a iluminação ideal para depois fazer o gesso, para saber onde ficarão os pontos de luz e quantos serão... 
Então, se você está pensando em modificar o gesso da sua casa ou apê, ou está construindo a casa nova e chegou a hora de decidir sobre o gesso, por favor, procure um profissional! Seu bolso agradece!
E aqui estão algumas dicas de projetos de gesso bem elaborados e executados, feitos por profissionais. 
Um gesso liso com alguns detalhes são suficientes para um teto bonito e além da beleza, você terá uma iluminação adequada ao espaço e à decoração... 
Não que seja proibido usar sanca, não é isso, mas uma sanca simples, sem muitas firulas dá a beleza e o efeito esperado, sem exageros. Aqui a dicróica foi utilizada como iluminação de efeito para a parede de quadradinhos, e o lustre de cristal faz a iluminação principal. 

Aqui temos um gesso liso, com a iluminação de efeito pontual. Simples, elegante e funcional.


Aqui temos o gesso liso, com a iluminação de efeito e uma linha de sombra no gesso quando encontra a parede.  

Aqui, temos o gesso solto da lage, com uma linha de sombra grande, que dá essa sensação de desprendimento do teto, e a iluminação pontual e funcional. 

Viu? Gesso simples e sem bolo de noiva é o mais ideal para qualquer projeto. Lembre-se: menos é mais
Ainda vou preparar outro post falando dos detalhes de gesso que podem ser feitos para os ambientes em questão: sala, quarto, banheiro, área externa... Acompanhe o blog para saber mais sobre essas dicas! 

12 comentários:

  1. Tb acho horroroso e cafonérrimo esses gessos cheios de desenhos, recortes.. gesso recortado em geral acho de mau gosto. Mas o pessoal adora..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...além de cafonas, dão trabalho para limpar, porque pode juntar teia de aranha. Só quem sai ganhando mesmo é o gesseiro.. hehehe

      Excluir
  2. Fica legal colocar a moldura mais afastada da parede para dar efeito de linha de sombra?
    O gesseiro disse que fica legal....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se for uma moldura tipo sanca, não fica legal afastada da parede. Vai ficar é muito esquisito.
      O que se faz, quando se quer deixar afastada da parede é o gesso simples, como na última imagem deste post, para fazer a linha de sombra, que pode ser pequena, com uns 5cm de distância só.
      Se você quiser a moldura (sanca), use-a, mas não deixe afastada da parede, o objetivo dela é justamente fazer o acabamento do teto com a parede, e não causar uma distância entre elas. ;)

      Excluir
  3. Olá. Tenho uma dúvida. Me mudei para um apto que já tinha gesso com sanca aberta. Eu detesto e gostaria de mudar para o fechado. É possível reformar nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, uai. Liga num gesseiro.

      Excluir
    2. Sim! Você pode orçar com um gesseiro. Ele vai avaliar as condições do seu gesso atual e ver o que pode aproveitar dele para reformar para o formato que você quiser.

      Excluir
  4. oi gostei muito de ter lido seu texto.Parabens pela dedicaçao.

    ResponderExcluir
  5. meu nome é HELIO PAULINO DOS SANTOS GESSEIRO, 64999313573

    ResponderExcluir
  6. boa noite
    gostei tb do seu texto. eu tb não gosto dessas sancas cheio de firulas, gosto de simples.
    Pretendo fazer uma iluminação no meu Ap pequeno de 45mts, com sala de jantar,esta(tv) e cozinha americana integrados. Mas a altura do teto até o piso é de 2,40 mts. È baixo para colocar o forro de gesso?? Ficará muito baixo?? Gostaria de ajuda. Pois penso em colocar na sala de jantar duas ou tres luzinhas de led embutida em cima do aparador e um pendente em cima da mesa. Na sala de estar duas ou tres luzinhas em cima do painel(rack) da tv, um spot maior embutido no centro e duas luzinhas num cantinho que pretendo fazer uma cristaleira. Na cozinha como a bancada divide a sala de jantar e cozinha. Pensei na bancada em colocar luzinhas de led tb encima da bancada, pois com pendentes ficaria muito próximo da mesa e na cozinha um spot embutido. Os espacos integrados são pequenos. e quando fizesse os armarios da cozinha ficaria legal fita de led para clarear na hora de cozinhar.
    No quarto pensei em colocar tres luzinhas em cima da cama e pendentes em cima do criados, um spot central embutido e em cima do guarda roupa tb luznhas de led embutida para quando for pegar as roupas. Ou não faria gesso ?? o que vc acha da iluminação de trilhos, vc colocaria vários spots com iluminação direcionada, mas continuaria com os pendentes citados.

    Aguardo contato
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosangela, tudo bem?
      Sim, se o seu pé direito já é 2,40 na laje, então está bem baixo. Para colocar spots e iluminação embuitda, é necessário rebaixar 15cm, então, o seu pé direito iria para 2,25cm. Ficaria baixo, mas dependerá se isso te incomoda.
      Para a opção sem rebaixar, você pode sim usar o trilho para direcionar os spots, ou ainda, fazer uma extensão do ponto de luz com a fita elétrica, e precisará emassar e pintar o teto novamente, mas você consegue duplicar os pontos de luz usar uma iluminação de sobrepor na laje. É uma solução também.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages