Quanto tempo leva para elaborar o projeto e iniciar a obra?

Esse é um dos principais questionamentos que recebo dos clientes antes de fechar um contrato.

O tempo de elaboração do projeto é bem variável, dependendo da demanda de serviço (quantidade de "coisas" a se fazer na obra).

Trabalho com projeto 100% personalizados, então, não temos projetos prontos para entregar ao cliente, e são feitos e pensados especificamente para cada cliente. 

O projeto é elaborado e entregue em três etapas, após assinatura do contrato.

A primeira etapa é a apresentação da planta baixa e apresentação do 3D, com duas ou três opções de decoração para o mesmo ambiente. Para produzir este 3D, levo em média de 10 à 15 dias úteis ( duas ou três semanas seguidas). O desenho em 3D requer bastante dedicação de tempo na sua execução, e também temos o tempo de concepção e criação dos ambientes. Para a apresentação, mostro um vídeo do ambiente por inteiro, "andando" por dentro do espaço e explico a concepção do projeto e decoração. Esta etapa é apresentada em uma reunião presencial, que dura em torno de duas horas, e o cliente pode levar até uma semana para me dar o retorno de qual opção gostou e o que quer mudar e integrar nas ideias apresentadas. 

Reunião presencial para apresentar as ideias do projeto, moodboard e as 3 opções de layout.

Apresentação da primeira etapa, o projeto 3D em vídeo com imagem em desenho, e planta baixa

Após a apresentação da primeira etapa, seguimos para a segunda etapa. A segunda etapa é a alteração e organização da apresentação da primeira. Nesta fase, vamos juntar as opções que escolheu na primeira etapa e gerar as imagens renderizadas com iluminação e texturas, para que a ambientação escolhida fique mais realista e o entendimento da ambientação seja melhor. Para isso, levamos de 7 à 10 dias úteis para atualizar o layout escolhido. As imagens renderizadas são enviadas por email para confirmação do layout escolhido. Caso, após o envio, ainda sejam necessárias mais alterações no layout, cada alteração leva em média 7 dias (corridos) para ser atualizado e reenviado ao cliente. 

Imagens renderizadas com iluminação e textura, enviadas por email na segunda etapa

Após a aprovação das imagens renderizadas e da escolha do layout definitivo, iniciamos a elaboração dos projetos executivos, onde temos a terceira etapa, que precisam de 7 à 10 dias úteis para serem elaborados e enviados por email, em PDF. Estes projetos executivos são os projetos que devem ser entregues ao profissionais que irão executar a obra: Projeto de Elétrica para o eletricista, Projeto de Gesso, para o gesseiro, Projeto de Paginação de Piso e Parede para o pedreiro, e assim por diante. E então, após a entrega dos projetos executivos é que a obra começa. 

Terceira etapa: entrega dos desenhos dos projetos executivos

Então, tenha em mente que levaremos em torno de 40 a 60 dias para definir o projeto e idealizar a decoração do jeito que você sonhou, para que possamos elaborar e executar tudo com calma. 

Claro que tem certas demandas onde o prazo de entrega deve ser menor do que este que apresento, sendo assim, contamos com a opção da Taxa de Urgência, onde o cliente paga mais 30% do valor do contrato para que possamos disponibilizar nossa equipe exclusivamente para este projeto e assim acelerar a produção e diminuir o tempo de entrega em 5 dias úteis para cada etapa. 

E a execução da obra, depende bastante dos profissionais que serão contratados. Eu não tenho equipe de execução, o cliente fica livre para contratar quem ele preferir e negociar o pagamento diretamente com o prestador de serviço. Em média, uma obra residencial leva em torno de 4 a 6 meses para acontecer, contando com a agilidade do profissional contratado. 



Ficou alguma dúvida? Pode perguntar. 

Fico à disposição. 😃

Pages