Como utilizar um Designer de Interiores

MANUAL BÁSICO COMO UTILIZAR UM DESIGNER DE INTERIORES (Fatos que clientes precisam saber)
1- Designer dorme.
Pode parecer mentira ou frescura, mas ele precisa dormir como qualquer outra pessoa e também se alimenta e tem hora para isso.Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue sempre para o escritório.
2- Designer pode ter família.
Mesmo sendo designer, a pessoa precisa descansar no final de semana e precisa de um tempo com a família e amigos, sem pensar ou falar sobre projetos.Pergunta: Nas situações acima o ele atende? Resposta: Sim.Pode atender, desde que, como qualquer outro profissional seja agendado.
3- Designer precisa de dinheiro.
Ele também paga impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. Os livros, o escritório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente.Entendeu agora o motivo dele cobrar uma consulta? O que em outras profissões chama-se consultoria e custa muito mais caro. Por favor, não pechinche…. Ah, e cara feia na hora de assinar o cheque não diminui o que você tem que pagar.
4- Designer não financia obra.
O Ele não deixará de cobrar só porque você já gastou demais na obra.Se você tem vencimentos para com o profissional, por favor pague.Simples assim!E de preferencia pague na data. Pois, caso contrário, você não entra no cheque especial, mas nós sim!!!Desta maneira estaremos financiando sua obra/projeto e sinceramente (geralmente) não somos da burguesia.
5- Ler, estudar e planejar é trabalho.
E trabalho sério. Não é piada. Em outras profissões isto tem o nome de busca de informações ou pesquisa, consome tempo e as vezes (muitas vezes) isto é crucial para o seu projeto…Projeto em culturas mais avançadas que a nossa significa planejar e para isto precisamos de TEMPO!Tempo é um recurso. Caso você tenha prazos não peça um trabalho que precisa de um mês para ser feito, em uma semana.O profissional é essencialmente um visionário, por isto tem condições e habilidade para sê-lo.
6- Projetos virtuais.
Não é possível examinar projetos pelo telefone. Essa nem vamos explicar…Frases como: “É mais ou menos assim”, “Você tá entendendo né?” ,”Só dá uma olhadinha” não substituem fotos, visitas ao local e plantas.
7- Designer não é vidente.
Só para reforçar: Ele precisa examinar o projeto … e muitas vezes precisa reexaminá-lo!!! Se quer milagre, só o “designer do universo” resolve! Os daqui da terra fazem projetos. Assim como na obra se você mudar de idéia, ampliar ou “fazer uma alteraçãozinha no projeto” vai gastar mais dinheiro por motivos óbvios!
8- Designer é um ser social.
Em reuniões de amigos ou festas de família, Ele não deixa de ser designer de interiores, mas vira amigo ou parente.Por favor não comece conversas sobre como ajeitar sua sala, piscina ou que cor combina com os móveis do seu quarto.Para isso ele precisa refletir, se concentrar, desenhar ou seja: Trabalhar!Quando se diz que o horário de atendimento é até seis da tarde, não significa que você pode chegar às 17h55min.Se você só for conseguir chegar nesta hora, avise antes.Você gosta de “happy hour”? Nós também!
9- Criação de falsa demanda.
Não existe “apenas um desenho”, “só um rabisco”, “olhada lá e me diz o que vc acha”, “faz um croqui rapidinho”…Desenho, e tudo mais é PROJETO! E projeto tem que ser pensado e trabalhado, por sua vez, cobrado.Se você não vai construir/reformar ou nem pensa em contratar o sujeito não crie falsas expectativas e mais trabalho.Você só quer um desenhinho para ter idéia de custo? Pague que teremos prazer em mostrar o que podemos fazer. Não nivele por baixo!Conhece a frase: “Dez por cento de inspiração e noventa por cento de transpiração”?Pois ela é verdadeira…
10- Designer tem Horário.
O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário.Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda não tenha acreditado, o ele pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.Também marcamos feriado na nossa agenda. Não é porque você está de folga que o designer não pode estar também.Detalhe: se você o contratou para fazer o projeto não o chame para resolver problemas que foram criados por outros profissionais. Ou então o contrate para isto também.
11- Designer tem Agenda.
Agenda antes da consulta: por favor, marque hora. Se não marcar, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária.Ah! Se você tiver uma emergência para amanhã favor avisar 20 dias antes quando ela realmente apareceu.Em caso de emergência, que seja realmente uma emergência, por favor!Reuniões que levam mais de hora, tem outro nome e nós não temos formação em psicoterapia, ou terapia de casais.
12- Você quer ter razão ou ser feliz?
Repetir a mesma pergunta mais de cinco vezes não vai mudar a resposta.O designer não está sob investigação policial. Geralmente o que você quer fazer e ele disse que não dá, na maioria das vezes, é o que vai dar problema lá… na frente! Na hora da consulta: defina quem manda em casa.Brigar na frente do profissional é muito chato e deprime à todos.Por favor, críticas de amigos do cunhado e seus vizinhos, podem desfocar o trabalho e afinal de contas se é para escutar um vendedor de carros usados que nunca construiu pra que contratar um profissional?
Não foram os designer de interiores que inventaram o ditado:“O barato sai caro”. Mas concordamos!
(Autor desconhecido)

Por que é tão dificil do cliente entender isso?
É dificil passar assim explicitamente. E claro, Designer também tem coração mole e acaba fazendo as graças do cliente. Já diziam: Cliente tem sempre a razão...

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