Arquitetura do Centro

O centro de Vitória é o boom financeiro da capital. Milhares de pessoas passam por ele todos os dias, o trânsito é um caos, o calor é insu...

O centro de Vitória é o boom financeiro da capital. Milhares de pessoas passam por ele todos os dias, o trânsito é um caos, o calor é insuportável e o stress é geral.
No meio dessa muvuca toda ninguém pára para observar o que tem ao seu redor. A arquitetura do centro é belíssima e cheia de encantos. Acredito que só os mais atentos admiradores e estudantes de arquitetura levam em consideração esta beleza.
Para quem já conhece, é um clichê eu repetir todas essas informações. Mas é que realmente o centro me encanta. Sou paulista, morei em Guarapari por 14 anos e agora moro no centro de Vitória a 1 ano e meio. Todos os dias ando pelas suas ruas e sempre observo algo diferente.
O centro respira cultura. Parece um mundo à parte. Num canto tem gente tocando música, em outra casa na ladeira tem gente ensaiando teatro na rua, numa casa rosa tem gente entrando e saindo à vontade, com música rolando e tudo descontraído.
Durante o dia é uma correria, não tem lugar para andar e as pessoas se esbarram uma nas outras, e nem enxergam o que vêem. Já de noite, tudo fica tranquilo e silencioso. É aí que a mágica acontece.
Dentro do ateliê cor de rosa, a Casa Aberta recebe qualquer amante de arte, moda e cultura, toda quinta, sexta e sábado.
Um barzinho que eu A-D-O-R-O é o Augustus Butequim. O lugar é super aconchegante, serve petiscos e bebidinhas, e rola um som confortável. Ótimo para apreciar numa quinta-feira quando não se tem muito o que fazer e já se preparar para a empolgação do final de semana. O casarão datado de 1905 preserva as características arquitetônicas da época. O interior é decorado com imagens de artistas e compositores, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Para observar a arquitetura, deixo aqui algumas imagens apreciativas.

Fafi

Instituto dos advogados



Palácio Anchieta - está aberto para visitação nos finais de semana. Vale a pena conhecer!

O teatro Glória, que neste momento encontra-se fechado para reforma.

Convento de São Francisco

Igreja São Gonçalo

A prefeitura de Vitória promove, esporadicamente, visitas guiadas ao centro da cidade para orientar os turistas - de fora do estado ou moradores daqui mesmo!
Além dos pontos turísticos, vale ver também as construções residenciais que ainda sobrevivem em meio aos prédios.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram