Carnaval em Ribeirão Pires

A minha viagem de carnaval 2011 foi sem pé nem cabeça. Fui para SP embarcar num cruzeiro em Santos, mas deu tudo errado e eu não embarquei. Em virtude disso, passei o carnaval em Ribeirão Pires, minha (quase) terra natal.
Saí de lá quando tinha 10 anos e retorno todo ano no Natal para rever a família. Passar esses 4 dias em Riba foi uma experiência interessante.
Eita cidadezinha chuvosa! Todo dia chove, todo dia tem neblina, todo dia é muito úmido. Observei que as casas são todas úmidas, com infiltrações e mofo nas paredes. A cidade fica até com uma cara bucólica e triste de tanta água.
Fico pensando se não tem uma forma de amenizar essa depreciação dos imóveis pela água da chuva.
Aquela dica que eu dei sobre conter a umidade na casa de praia não será suficiente para esta cidade. É umidade demais para um simples potinho de danone.
Mas o que fazer para diminuir a sensação de umidade dentro das casas?
A indicação do Esterilair é funcional dentro dos ambientes pequenos como os quartos, e deveria ficar ligado direto para melhorar a qualidade do ar.
Por ser uma cidade fria, as casas têm lareira ou aquecedores que são utilizados no inverno (e também no verão quando esfria um pouquinho!). O calor também ajuda a evaporar a umidade interna. A colocação de exaustores - ventokit - nos banheiros e na cozinha ajuda a tirar a umidade destes ambientes.
Externamente, a casa deve receber um tratamento na pintura, um selante e impermeabilizante para evitar que a água infiltre nas paredes. E o ideal é usar a tinta acrílica ou epoxi, mas esta é mais cara e tem a aparência brilhosa, o que causa um estranhamento na parede da fachada. Revestir com azulejos ou pedras diminui a infiltração na parede, mas a sua manutenção deve ser a mesma que uma tintura pois os azulejos vão ficando "verdes" com o passar do tempo.
As calhas do telhado devem estar limpas e sem resíduos que possam impedir que a água corra, assim evita que a água acumulada escorra pela parede (além da dengue!).
Em locais pouco acessíveis como garagem e porão a dica é colocar alguns pedaços de carvão espalhados em locais estratégicos, eles absorvem parte da umidade e devem ser trocados depois de algum tempo.
Para os metais em portões e janelas, basta aplicar pintura com zarcão. Ele ajuda a impermeabilizar e diminui o tempo de corrosão dos objetos.
Um dos maiores problemas das casas úmidas é o mofo. E pra quem é alergico então, sai de perto!
Achei uma dica para tirar o cheiro de mofo das roupas que ficam no armário muito tempo, não testei para ver se funciona mas a ideia parece ser muito boa. Diz que uma mancha de mofo desaparece com a aplicação de vinagre, que evita seu reaparecimento. Se você tiver roupas armazenadas dentro de um armário que está encostado numa parede com umidade, elas podem cheirar mal. Uma maneira de remover o odor é lavá-las com suco de limão (verifique primeiro as instruções de lavagem) e secá-las ao sol. As enzimas que são assim produzidas ajudam a matar as bactérias e a eliminar o mau cheiro.
Outros probleminhas aparecem em casas úmidas, como bichos! Estas casas têm o costume de ser habitat de sapos e pererecas. Agora para resolver este problema, eu já não tenho a mínima noção.
Então você me pergunta se quero voltar para a minha cidade natal? Não mesmo! Amo o Espírito Santo e Guarapari. A umidade tem em qualquer lugar, aqui é a maresia, mas é muito melhor do que chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages