Dicas de pintura de uma leiga em pintura - Listras na parede


Estou arrumando o novo escritório da MACSdesign em Vitória e me atrevi a pintar as paredes e as portas.
Descobri na marra algumas técnicas que não achei escrito em qualquer site, ou garimpei algumas dicas aqui e ali.
Pois bem, vou listar aqui algumas dificuldades que achei e algumas dicas que aprendi colocando em prática um "dom  nato" para pintura que descobri em mim.

Eu comecei fazendo uma parede listrada. Queria uma tinta perolada para parede mas simplesmente não existe!
Fui atrás de tinta de artesanato perolada. Achei uma, não exatamente o que eu queria, mas era próximo.
Para a pintura das listras eu fiz a marcação com fita crepe.
Dica 1: Medi de 6 em 6cm na horizontal, coloquei a régua na parede e apoiei um NÍVEL sobre ela para saber se estava fazendo a marcação em linha reta (assim assegurava que minhas listras não iriam sair tortas!), e fui fazendo um pontinho com o lápis. De cima para baixo, fui marcando em 4 pontos para uma altura total de 2,30m. Com as marcações feitas, colei a fita crepe no topo e fui puxando, alinhando com as 4  marcações até chegar ao chão.
O que aprendi com a Dica 1: Cole a fita crepe EM CIMA do pontinho do lápis, e não faça como eu que colei antes do ponto e quando passei a tinta, o ponto ficou aparecendo embaixo da cor da tinta, e agora não dá para apagar com a borracha. Desse jeito, quando vc retirar a fica crepe, pode passar uma borracha no pontinho.Vá colando a fita crepe aos poucos, e não a desenrole de uma vez, ela pode fixar torta na parede.
Passei duas demãos da tinta acrílica para artesanato perolada na parede para fazer as litras.
Dica 2: Tinta de artesanato não fica bom em paredes. A tinta de artesanato seca muito mais rápido do que tinta para parede, com isso, não dá tempo de unir as pinceladas e ela fica manchada. Sim, minhas listras ficaram manchadas, mas vai ficar assim mesmo até eu descobrir uma outra tinta perolada para parede que seja adequada.
Dica 3: Cuidado quando pincelar as listras dentro da fita crepe de não borrar além da fita, senão, a faixa onde era para ser lisa vai ficar com traços da cor da listra. Sim, isso aconteceu na minha parede, mas como ficou discreto, quase não se percebe.
Depois, para retirar a fita crepe, passe um estilete entre a fita e a tinta, com o auxílio de uma régua. Isso fará com que a tinta não forme uma película com a fita crepe, senão, quando vc puxar a fita crepe, um pedaço da tinta pode se desprender da parede e vir junto na crepe, e assim a sua pintura toda ser em vão.
Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena, o resultado é muito legal. Por fim, a tinta perolada ficou mais parecendo metalizada do que pérola, mas tá bom assim. Quando eu achar a perolada, eu refaço.

Um outro trabalho que eu estou fazendo dentro do escritório também é a pintura da porta do banheiro de ROSA!! 
Está ficando lindo! Ainda não acabei, mas está dando um trabalho só.
Já tem uma semana que eu estou pintando ela, e aos poucos vou percebendo por onde deveria ter começado, como pintar com o pincel e com o rolo, os cuidados que devo ter com a tinta esmalte.
Em outro post, eu colocarei esta minha experiência que tem sido a mais trabalhosa desde quando inventei de pintar as coisas... 

4 comentários:

  1. Ficou show! Seria legal uma foto da parede toda para ver o resultado final.

    ResponderExcluir
  2. Em breve, Rafael! hehehe... Logo, logo eu posto a foto do espaço todo decorado, aí sim vai ficar legal.

    ResponderExcluir
  3. por favor, se encontrar a tinta perolada posta! estou procurando muito e nada....

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kristie.
    Até agora, não temos a tinta perolada para parede.
    Só tinta de artesanato mesmo, que foi a que comprei.
    Para parede, só tem a metalizada. O efeito é bem parecido com a perolada, porém, tem mais brilho, é mais reflexiva.
    Tem também uma cobertura que chama "Tinta para Brilho", ela é para ser passada em cima de qualquer tinta, é incolor e dá um super brilho reflexivo, não tem brilho (glitter), é um brilho tipo verniz, (parece esses de esmalte), mas não tem nada a ver com perolado, é só mais uma opção para brilho....

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages