Quanto comprar de piso?


Participo de alguns fóruns de decoração com o intuito de ajudar e aprender mais sobre a decoração e os clientes.
E tenho visto que surgem algumas perguntas bem simples, dúvidas que eu tenho conhecimento e que me sinto feliz em ajudar.
Esta semana, perguntaram como saber quanto comprar de metragem quadrada para o píso.
Eu ajudei a moça a fazer o cálculo, já que  a planta dela tinham recortes e não seria fácil fazer o cálculo do método tradicional, com calculadora. Sorte que o CAD calcula a metragem quadrada de qualquer formato sem problemas. Então, fiz a planta rapidamente no cad e tirei a metragem quadrada para calcular a área.
O importante é saber que a metragem quadrada exata do ambiente não quer dizer que seja a metragem real para a compra do revestimento do piso.
O valor que é achado na metragem é só o tamanho do piso.
Para a compra do revestimento, deve-se somar 5% da metragem total para a compra.
E essa soma, deve ser feita depois de escolhido o revestimento.

Como assim?
Seguinte: tem caixa de revestimento que não fecha exatamente com "um metro quadrado". Geralmente, elas fecham com 1,40m² ou variáveis....
Sendo assim, supondo que você tenha uma área de 30m² para revestir, e a caixa tem 1,4m², você vai precisar de 21,4 caixas do piso, certo? Mas você não pode comprar a caixa pela metade, logo, você vai comprar 22 caixas. Esse é o valor bruto, nesses 22 caixas, você soma mais 5%, ou seja, 1,1 caixa. Então, você vai precisar comprar 23,1 caixas, que por sua vez não dá, então, dão 24 caixas!
Ufa!! Deu para entender?
Assim você tem certeza de que não está comprando peças a menos e já deixa sobrando para as peças que quebram, lascam ou precisam de recortes para instalação.
Uma dica interessante: quando o piso é colocado na diagonal, a sobra de peça é maior do que quando colocado alinhado com as paredes, ok?
Aqui, estou sugerindo a colocação simples de um piso quadrado, de 45x45cm ou 60x60cm.
E lembre-se de que aqui, calculamos apenas o revestimento do piso, ok?
Ainda falta calcular o rodapé!!
Se o seu rodapé for do mesmo material que o piso, terá de calcular a metragem linear das paredes.
Suponto que você vá utilizar uma peça de 60x60cm e o rodapé será do mesmo material.
Então, você pode fazer um rodapé de 20cm de altura, utilizando uma única peça dividida em 3 partes. Deu para entender? E aí, a matemática é básica...
Você terá a metragem linear de toda a casa para fazer o rodapé; cada placa dá o equivalente a 1,80 metros lineares (endendeu? 3 peças de 20x60 = 1,80). Então, pegue a metragem linear de toda a parede, divide por 1,80 e saberá quantas peças vai precisar para fazer o rodapé.
Depois é só ver quantas peças vem na caixa fechada e dividir pela quantidade que achou.
Complicadinho de entender, mas é fácil de fazer.
Se precisar, dá um grito aqui que eu ajudo. =)
Divirta-se calculando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages