Design estratégico no negócio



Sabemos que o design faz toda a diferença no seu ambiente comercial. 
É através dele que você se comunica com o seu cliente.
Segundo o Sebrae, o design, mais do que uma metodologia para desenvolver produtos e serviços, pode ser utilizado para desenhar estratégias empresariais.
Há alguns anos o design tem ampliado sua atuação, saindo do contexto da cultura para o contexto econômico. Atualmente, todo mundo já sabe que ele é bom, mas poucas empresas o usam: ou porque não sabem exatamente o que significa ou porque desconhecem os seus benefícios ou, até mesmo, porque acreditam que é um serviço caro.
O que poucos sabem é que o design pode ser usado não só no âmbito estético de uma marca ou de um produto, mas também no estratégico de um negócio.
Pelo fato de o grau de complexidade e de competitividade do mercado estar cada vez mais alto, as empresas não encontram alternativas senão se reinventar. Elas precisam de novas maneiras que possibilitem o surgimento de soluções mais rentáveis e que gerem diferenciação. E é nesse sentido que o design estratégico pode contribuir.
O design estratégico pode ser usado como ponto central em um modelo de negócio. As metodologias e ferramentas ajudam as empresas a entender seus usuários, suas necessidades e seus desejos, bem como suas angústias e irritações.
Ao compreender esses comportamentos e atitudes, as empresas podem desenhar conceitos e estratégias, entregando um valor mais efetivo para o cliente. Elas conseguem ter, assim, um relacionamento de longo prazo, o que significa gerar fidelidade, que é o que todo negócio deseja hoje em dia.
Ao mesmo tempo, o design possibilita que as empresas repensem seus processos e sua forma de gestão, gerando mudanças operacionais e de entrega do produto ou serviço. Também permite que os funcionários ajudem na criação das estratégias, engajando-os em um processo colaborativo e contínuo de mudança.
Muitos especialistas defendem que o design estratégico nada mais é do que a utilização do processo original do design para gerir negócios. Nesse sentido, ele é capaz de reduzir custos, já que é voltado para a satisfação do cliente, ao mesmo tempo que traz resultados significativos para as organizações.
Qualquer empresa, grande ou pequena, pode e deve investir em design. 
Estamos aqui para isso! Entre em contato! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages