Como limpar a sua almofada

Uma dúvida frequente de quem adora almofadas é como limpá-las depois de certo tempo.
O manuseio deixa-as encardidas e com aspecto de velho.
A limpeza das almofadas depende de cada tipo, material, tamanho, espécie, gênero e número...
Se ela for de enchimento sintético, e couber na sua máquina, você pode lavá-la com facilidade. Atente na hora da centrifugação para que elas fiquem divididas uniformemente dentro do tambor, para que não haja sobrepeso de um lado.

A forma mais correta de lavar a sua almofada é a mais trabalhosa. Se a sua almofada for maior que a sua máquina de lavar ou for com enchimento de algodão, será necessário desmontá-la.
Você pode desmontar a sua almofada cuidadosamente, procure na costura o canto que foi usado para fechar a almofada depois de colocado o enchimento, é um ponto em que a costura fica com o tecido virado para fora. retire as espumas de dentro e lave o tecido na máquina de lavar. As espumas podem ser lavadas em separado e secadas ao sol. O tecido deve ser lavado como uma roupa colorida e secada à sombra, pois pode desbotar dependendo da cor. Depois de tudo bem seco, encha a almofada novamente, costure delicadamente na mão o ponto aberto e pronto, sua almofada limpinha.
Dica: Não torça a almofada para retirar a água, pois pode danificar o tecido!


Se a sua almofada tiver capa, maravilha! É só retirar a capa, lavar na máquina e secar à sombra. O enchimento  não estará encardido como a capa. O ideal é higienizar o enchimento também, então, siga o mesmo procedimento da opção anterior.
Um auxiliar ótimo para higienizar e limpar é o vaporeto, máquina que solta vapor. Vaporize toda a almofada, dos dois lados. O calor vai higienizar a almofadas e retirar a sujeira. Deixe secar à sombra. Na minha opnião, esta é a forma mais fácil de limpar a almofada, só que requer que você tenha o tal aparelho.
Para uma limpeza mais leve, você pode umidecer um pano branco com pouco sabão líquido para roupas e passar sobre a almofada, com cuidado para o líquido não chegar ao estofado, e finalizar com um pano úmido só com água para retirar o sabão. Dica: começe por trás e numa região pequena para ver se o tecido não vai desbotar quando passar o pano. Caso isso aconteça, você vai ter que desmontar a almofada mesmo para limpar.
E a outra forma, mais conveniente e mais cara é envia-las à lavanderia para uma lavagem a seco. É prático, rápido mas tem um custo maior. 
Dica: Depois de secar à sombra a sua almofada, coloque-a mais algumas horas no sol para ter certeza que toda a humidade evaprou, assim não vai dar mal cheiro ou mofo.
Você pode tentar a lavagem a seco em casa. Eu nunca tentei, mas vai a dica e a orientação se você quiser tentar: 

(Retirado do site da Bbel - Um estilo de vida)

Entendendo a lavagem a seco
Em uma lavagem comum a fibra do tecido absorve a água e aumenta de tamanho para, em seguida, durante a secagem, desinchar, o que deforma a fibra.

A lavagem a seco é feita com solventes conhecidos como alifáticos, dentre eles, está o Varsol que pode ser facilmente encontrado em supermercados ou casas de tintas, e, é considerado excelente para remover manchas de óleo ou graxa.

Alguns tecidos como a lã e a seda são mais sensíveis e podem encolher, desbotar ou perder a forma caso sejam lavados em água, Isso ocorre na lavagem comum.
Por isso, tecidos lavados a seco, em média, têm durabilidade maior do que os lavados com água.

Lavagem a seco de Lãs e malhas
Roupas de malha ou lã podem ser lavadas a seco utilizando como solvente o álcool comum, encontrado nos supermercados. Basta seguir o seguinte procedimento:
1 - Numa bacia, coloque álcool suficiente para cobrir suas peças. Friccione com cuidado as partes sujas ou manchadas. Jogue fora o álcool - que deverá estar sujo - torça as roupas e repita esta etapa acrescentando mais álcool.
2 - Utilize uma toalha para retirar o restante do álcool de suas roupas.
3 - As peças devem secar à sombra e em lugar arejado.

Lavagem a seco de Ternos e Peças de Seda Pura
Para roupas delicadas como ternos ou tecidos de seda pura, pode-se utilizar como solvente o Varsol. Veja os passos:
1 - Despeje uma quantidade de Varsol suficiente para cobrir totalmente a peça de roupa numa bacia. Mergulhe sua roupa e deixe de molho por aproximadamente uma hora.  
2 - Torça a peça e utilize uma toalha para absorver bem o produto.  
3 - Estenda a roupa à sombra, em lugar arejado para que o odor do produto desprenda-se da roupa - isso pode levar de dois a três dias.
4 - Não passe o ferro diretamente sobre a roupa. Você pode colocar um papel manilha entre o tecido e o ferro e,  passar sem vapor.

Precauções para manusear os produtos de lavagem a seco
Vale lembrar que os produtos utilizados na lavagem a seco, além de apresentarem alto grau de inflamabilidade, podem causar danos à saúde caso haja super exposição.  Por isso recomendamos que as dicas sejam seguidas com cuidado e que os produtos utilizados, sejam mantidos fora do alcance das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages