Como melhorar o ruído em restaurantes

Sabe, hoje eu almocei em um restaurante que a acústica era péssima.
O lugar era bacana, a comida estava boa, e era até decorado o espaço, como se fosse pensado com projeto mesmo. Mas eu fico indignada como os arquitetos/decoradores não se atentam ao fator "som" nos ambientes e se preocupam mais com o estético.
Meu TCC - Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade foi sobre acústica. Escrevi sobre a construção de um estúdio de gravação musical, e nele continha vários métodos de trabalhar a acústica dos ambientes junto da decoração. (Particularmente, o meu TCC virou fonte de pesquisa na biblioteca da faculdade para quem ia atrás de Acústica).
Não tem nada mais irritante num almoço do que você mal conseguir conversar com a pessoa ao seu lado porque você consegue escutar o barulho dos talheres lá na cozinha sendo mexidos. Ou ver a TV ligada e não conseguir ouvir o som porque o barulho das pessoas conversando é tão presente que nada mais se ouve.
O prazer de uma boa refeição também diz respeito ao ambiente em que se está e principalmente, ao conforto sonoro do espaço.
Aqui vão algumas dicas do que colocar num restaurante para amenizar o ruido.
1 - Ao invés de um gesso liso no teto, coloque um teto sinuoso e com relevos. Isso vai fazer com que o som se reverbere no gesso e não volte para o espaço, abafando o ruído. Pode ser solto da laje; pode ser cubos de gesso colocados um ao lado do outro, de diversos tamanhos; podem ser desenhos que remetam à estratégia do restaurante.


2 - Você pode colocar um teto acústico, não de gesso, mas com placas acústicas. Elas são próprias para diminuir o ruído do ambiente. Ponto positivo: fáceis de instalar e não faz sujeira. Ponto negativo: esteticamente não são muito bonitas e não se tem muita opção de design.

3 - Espuma acústica?? Não.. isso não, por favor... Nem no teto, nem nas paredes... 

4 - Nas paredes, pode-se colocar uma textura fina. Não ajuda muito, mas é alguma coisa. O ideal é colocar carpete e de preferência com ondulações, mas a sua manutenção é mais exigente. Você não vai querer que o seu cliente saia do restaurante espirrando de rinite porque o carpete estava empoeirado, né? 
Uma outra solução é colocar obras de arte nas paredes que tenham bastante informação na sua forma. Do mesmo jeito que o gesso, o som vai reverberar dentro dela e abafar o ruido. 

5 - Uma outra solução pouco lembrada é aplicada nos móveis. Espuma!! Sim.. o estofado absorve o ruído. Coloque cadeiras estofadas. Além de proporcionar conforto ao cliente que almoça, a almofada abafa o som. (mesmo com o cliente sentado em cima dela!). Quanto mais estofada for a cadeira (assento e encosto), melhor absorção sonora vai ter. E também, coloque almofadas embaixo da mesa, grudada no tampo pela parte de baixo. Ficará imperceptível (a não ser que uma criança pentelha se enfie embaixo da mesa e futuque o fundo do tampo...) e ela vai absorver o ruído principal da conversa que acontece sobre a mesa. 

E quanto mais tecido e madeira tiver o ambiente, melhor!! Esses elementos absorvem o som e vão garantir a tranquilidade dos seus clientes enquanto estiverem almoçando. Já materiais como cerâmica no piso, parede com revestimento e gesso liso ajudam ainda mais a refletir o som e deixar a acústica do ambiente pior ainda.
É claro que essas são dicas diversas, você NÃO vai colocar todas elas dentro do seu restaurante, por favor!! Deixe um profissional unir a estética ao bom funcionamento da acústica para não virar uma bagunça de elementos dentro do seu ambiente. Assim, você garante um ponto positivo no sucesso do seu empreendimento e seus clientes sairão satisfeito com o almoço. 

PS: Essas dicas são aplicadas à restaurantes para almoçar ou jantares mais tranquilos. Num barzinho ou buteco, onde tem som ao vivo, o tratamento acústico deve ser de outra forma, afinal, o som alto e o ruído são os atrativos principais do bar.

2 comentários:

  1. Prezada,
    Sou de Aracaju/SE e tenho uma pquena Imobiliária, estou com problemas em ruídos, quando mais de 2 pessoas conversam ao mesmo tempo, o ambiente fica com uma poluição sonora absurda... O imóvel aqui é estreito de largura, mas cumprido (frente/fundo) e climatizado, piso de cerâmica e teto em gesso liso (que já vi acima que já não ajudam).
    Gostaria de saber se tem algum jeito de melhorar a acústica do local, acho que seria algo usado nas paredes e teto, mas não sei o que colocar (pra não ficar feio também).
    Caso possa me ajudar, agradeço.

    HERCÉLIO MENESES
    hercelio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hercélio. Realmente, um dos maiores problemas está no formato da sua sala. Por ser estreita, o som reverbera com mais facilidade entre as paredes e o ruido fica inda pior.
    Algumas dicas que você pode aplicar sem ficar feio é colocar quadros de pinturas nas paredes do comprimento. O tecido vai absorver parte do som que bate na parede e pode ajudar. Ou também obras de arte de parede (aquelas de mdf recortado) que também ajuda a diminuir a reverberação. Mas isso nao vai resolver por completo. O ideal seria mesmo revestir as paredes com material acustico - lã de vidro ou gesso acústico - assim resolveria melhor.
    Você pode colocar um sofá para espera dos clientes, ele absorve bastante o som.
    No chão, você pode colocar tapete em alguns pontos que ajuda a São alguns acessórios de decoração que vão deixar o seu espaço decorado e ajuda na acústica.
    Espero ter ajudado.
    Boas festas!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages