Para refrescar o ambiente

Tudo bem que o verão já passou, mas, sinceramente, eu estou achando que agora está muito mais abafado do que no verão. Cadê aquela brisa q...

Tudo bem que o verão já passou, mas, sinceramente, eu estou achando que agora está muito mais abafado do que no verão. Cadê aquela brisa que entrava pela janela? Os ventos mudaram...
Talvez seja a mudança de estação ou apenas um clima passageiro, que na semana que vem muda. Só sei que me sinto assando dentro de casa. (E no escritório também, porque o ar condicionado quebrou. =/ ).
Então... temos alguns truques para parecer um pouco mais fresco o ambiente, sem abrir mão do ventilador e ar condicionado.
- Clarear o ambiente traz mais sensação de frescor. É fato que as cores claras absorvem menos calor do que as escuras, logo, manter o ambiente o mais claro possível faz com que o calor se acumule menos e a visão de um ambiente mais claro dá a sensação de frescor.
- Troque a iluminação. Lâmpadas comuns aquecem o ar e gastam mais energia. Opte por fluorescentes que gastam menos energia se ficarem ligadas por muito tempo. Se o seu problema é a luz branca que a fluorescente emite, já tem opções no mercado dessa lâmpada em tons amarelos para deixar mais aconchegante. Outra coisa: lâmpadas dicróicas e par esquentam muito, mas muito mesmo! Nem pense em acendê-las neste calor. Além de esquentar muito o ambiente, elas queimam com facilidade, escolha dicróica de LED, gasta menos e não esquenta. (Sinceramente, não sei porque ainda usam dicróicas em cima do sofá, aquilo esquenta tanto que ninguém consegue ficar sentado embaixo, e acaba ficando apagada. Certa vez, eu tinha uma dicróica no nicho do armário e ela esquentou tanto que queimou a madeira, bateu até aquele cheirinho de queimado... Desliguei a tempo de não pegar fogo em tudo...)
Assim não dá...

- Espelhos para clarear e refrescar! Espelho não altera a temperatura do ambiente mas vai melhorar na sua sensação. Ao refletir outras paredes, temos a impressão de que o ambiente é maior, e quanto maior o ambiente, mais fresco ele pode ser.
- Plantinhas amigas. Da mesma forma que o espelhos, as plantas trazem o frescor da natureza para dentro do ambiente. Não vai mudar na temperatura em si, mas vai afetar a sua sensação de bem estar.
369638 Decoração com plantas ajuda a refrescar a casa 2 Decoração com plantas ajuda a refrescar a casa
- Fonte de água. O barulhinho da água caindo já dá uma paz e calmaria, e o melhor, a água fresca que corre ali ajuda a refrescar o ar do ambiente. Oh, delícia...
- Tecidos frescos e gelados. Nada de veludo no sofá, peloamordedeus!! Tecidos mais leves e com toque suave ajudam na refrescância do ambiente. Isso também serve para o ambiente de trabalho. Se o seu sofá é daquele tecido que esquenta, jogue uma manta fresquinha por cima, melhor ainda se for de tecido frio ou seda. O toque fresco vai agradar muito.

- Umidificadores de ar podem ajudar. Existem aqueles ventiladores que liberam um jato de água, um vapor, para ajudar a refrescar o ambiente. A água consegue baixar a temperatura e dá uma sensação bem gostosa. Só que o aparelho em si não é lá muito bonito, vamos concordar...

Um dos fatores que influenciam muito no calor do seu ambiente é a posição do sol. O tal "sol da tarde" é bem quente e, ao bater na parede da sua casa, ele é absorvido e a parede emana este calor para dentro até quando o sol já se pôs. Se este é o seu caso, as dicas ajudam na sensação, mas o ambiente vai ficar quente de qualquer forma. Só um ar-condicionado para resolver. O ideal é fazer um revestimento térmico na parede para isolar o calor recebido pela parede para que ele não entre para o ambiente. Pode ser uma parede de lã de vidro, gesso acartonado ou até mesmo isopor para "barrar" a entrada do calor.
Só de falar nessas frescuras já me sinto mais fresca. Mas o dia ainda está bem abafado.
E como aqui no ES tem praia, nada como aproveitar o mar no final de semana. =D #fikadica

You Might Also Like

0 comentários

Instagram