Posso trocar as portas do meu apartamento?


Quando pegamos o apartamento pronto, seja novo ou usado, a gente fica tão deslumbrada com os espaços, imaginando a decoração que acaba nem percebendo as portas que tem.
E se você prestar atenção, as portas fazem muita diferença no composto de uma decoração do ambiente.
Dão todo um ar da graça...
E principalmente a porta de entrada principal do apartamento.
O problema é que, em alguns condomínios não é autorizado fazer a modificação das portas.
As portas que dão para o corredor de acesso do prédio são consideradas "fachadas" do prédio e por isso não podem ser modificadas sem autorização do condomínio - ou pior, geralmente são registradas nos projetos apresentados à prefeitura, e com isso, só com a autorização da prefeitura e a notificação de alteração de alvenaria para poder mudar a porta. Tudo isso? Sim... não é tão simples como parece mudar uma porta.
Mas, felizmente, alguns condomínios permitem modificar o modelo, mas não a cor. Por exemplo, as portas podem ter modelos diferentes, desde que sejam todas brancas. Isso já permite que você faça uma graça no seu apartamento e deixe a entrada com a sua cara.
E, para a felicidade de alguns, tem condomínio que não tem norma nenhuma quanto às portas e é permitido "pintar e bordar" com a sua porta principal.
Então, se você pode mudar a sua porta - total ou parcial - se liga na dica:
- Se você for mudar apenas a maçaneta, verifique se a nova coincide com a furação e marcação da maçaneta antiga, caso contrário, será necessário fazer novos buracos no alizar da porta e isso pode danificar (e ficar feio mesmo!) a madeira. Então, você pode mudar o design mas não o modelo. Por exemplo, se a maçaneta é de alavanca, você só torca por outra de alavanca. Até pode modificar por outro, só garanta que o marceneiro que vai fazer o serviço seja cuidadoso para que não estrague o alizar.




Essa porta tem uma cara bacana
e é facilmente achada em lojas de
material de construção



- Você pode trocar a porta inteira. As portas de entrada são tamanho padrão de 80cm, então, fica fácil você trocar por outra mais legalzinha. Para ter certeza, meça a sua porta, por dentro do alizar, o espaço que ela realmente utiliza - que deve ser em torno de 78cm. Ela nunca é exatamente 80cm, sempre é um pouco menor para que dê o espaço de vão com o alizar. Não se preocupe com a variação de centímetros, elas sempre cabem.








- Uma ideia simples para modificar a sua porta sem precisar trocar é fazer uma pintura diferente, com listras em tons diferentes. Ou pintá-la inteira de uma cor divertida...








- Ou ainda, apenas colocar frisos (que a gente chama de goivetes) dividindo as portas na horizontal. O marceneiro faz esse tipo de serviço, é simples e fica muito bonito. Você pode colocar os goivetes de aço inox ou apenas deixar na cor da madiera/formica.



- Posso tirar a porta normal e colocar uma pivotante? Olha... isso seria uma ousadia. Poder, pode, claro! As portas pivotantes são lindas! Geralmente, elas requerem espaços maiores pois tem uma parte de sobra entre o pino e a parede para fazer o giro, com isso, você precisará modificar a alvenaria do seu hall de entrada. Para uma abertura de 80cm que é o padrão, você precisaria de uma porta pivotante de 95cm de largura, e com isso, a abetura do vão para esta medida. Nessa troca, você terá o gasto com pedreiro para abrir o vão, terá de modificar a soleira embaixo da porta, e a instalação e fixação do pino da porta. Dá um pouco mais de trabalho, mas realmente fica maravilhoso!
- E eu posso colocar a porta pivotante no mesmo buraco da porta normal que já tenho? Sim, claro!! Para um acabamento mais bonito, seria necessário trocar o alizar da porta. O alisar da porta normal tem um dente onde a porta bate (o famoso batente), e isso é desnecessário quando a porta é pivotante, então, seria bom trocar esse alizar por um liso, sem dente. E outra questão é que o vão da sua porta seria reduzido para cerca de 68cm. Uma vez que você vai tirar a porta de 80 e colocar uma pivotante, o espaço que fica entre o pino e a parede é em torno de 12 cm, você teria o vão reduzido da porta. É um problema? Talvez! Um vão de 68cm não é problema para a passagem. As demais portas da casa tem 70cm, então, ter a sua porta de entrada com 68cm não fica apertado. A grande sacada de se ter uma porta de entrada com 80 cm ou mais é a passagem de coisas. Por exemplo, com uma porta de 68cm você não passaria um sofá com facilidade, onde geralmente em 60cm de largura ou mais... Então, se você tem a opção de ter duas portas - uma social e uma de serviço, da cozinha - então, pode reduzir a social sem problemas; agora se você só tem uma porta de entrada para a casa, sugiro que não diminua o seu tamanho... Senão, terão coisas que entraram e não vão sair, ou coisas que nem entrarão mais no seu apartamento, por causa do tamanho....
Isso tudo pode parecer um pouco confuso, certo? Mas se você não entendeu alguma parte, me deixe um recado que eu explico direitinho o que você não entender... =)


10 comentários:

  1. Olá! Tenho duas portas de saída em meu apartamento e gostaria de eliminar a da cozinha. Nessa mesma parede também está a caixinha de eletricidade do apartamento. Os azulejos vão apenas até a metade da parede. Você pode me dar uma ideia de como fazer isso da melhor maneira? Obrigada! danusia

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tenho duas portas de saída em meu apartamento e gostaria de eliminar a da cozinha. Nessa mesma parede também está a caixinha de eletricidade do apartamento. Os azulejos vão apenas até a metade da parede. Você pode me dar uma ideia de como fazer isso da melhor maneira? Obrigada! danusia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Podemos combinar uma consultoria para que eu faça o projeto, e assim achar a melhor solução para o seu problema, o que acha?

      Excluir
  3. Olá
    Preciso urgente de um bom marceneiro para arrumar o batente de madeira da porta nova que troquei. O marceneiro que instalou a porta não fez um serviço decente e o batente ficou horrível.

    ResponderExcluir
  4. Comprei um AP que a porta da cozinha é de tamanho 60cm posso e a social 80cm posso trocar a da cozinha por 80cm também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Se a porta não der para o corredor de acesso do elevador, e se tiver espaço para colocar uma porta de 80, e se não tiver pilar do lado, pode e deve trocar! Uma porta de 60cm na cozinha mal passa a geladeira. Geralmente, portas de cozinha têm 80 cm justamente para a passagem de geladeira e máquina de lavar roupas.

      Excluir
  5. estou reformando um apartamento construído em 1938 com habite-se de 1958, portanto muito antes da edição das normas atuais de segurança e acessibilidade. Informo ainda que se trata de um edifício com 2 apartamentos por andar e que o vizinho já trocou a sua porta social de 80cm por uma pivotante de 1,00m, tendo trocado também a porta da entrada de serviço de 70cm anteriormente branca por uma almofadada também de 70cm que ele envernizou .
    PERGUNTO: Posso aumentar o tamanho da porta de serviço para 80cm mantendo todas as demais características (cor, acabamento, etc) inalteradas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Para fazer esta mudança, você precisa primeiro ver se o condomínio não tem uma regra sobre esta mudança esteticamente. Como o apartamento é antigo, é bem provável que não tenha, então, você estará livre para trocar sim! O que precisaria observar é o estado em que está esta parede para que você possa aumentar o tamanho. O ideal é pedir uma consultoria a um engenheiro para avaliar a estrutura da parede e desta porta existente para assegurar que a parede não vai cair quando você aumentar o buraco. Mas sim, é possivel sim!

      Excluir
  6. Preciso de alguém q troque as portas do meu apartamento recomenda alguém q cobre um preço justo e faça o serviço rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você vai encontrar bons profissionais, com preço competitivo no site "GetNinjas", www.getninjas.com.br (eu estou lá também ;). Lá você pode selecionar pela sua região e aparecerão vários profissionais que podem fazer este serviço.
      No caso, você vai precisar comprar a porta numa loja, confirmar com o condomínio se você pode modificar a porta, e contratar um pedreiro ou marido de aluguel para fazer o serviço da instalação.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages