Como tirar as medidas da casa


Você está com o imóvel em mãos, pronto para começar a decoração interna.
Para ir comprar os móveis, para saber quanto de tinta comprar, ou para fazer um orçamento de qualquer coisa para dentro da casa, é bom que você tome nota das dimensões antes de sair comprando sem saber se cabe.
Então, aqui vai uma dica de como tomar nota dessas medidas.
Geralmente, a gente faz um rabisco no papel, como se fosse mais ou menos o formato da planta e começa a anotar as medidas, certo? Mas não faça isso... Um rascunho sem se ter desenhado em proporção pode confundir você na hora de usar essas anotações...
Tente não fazer isso!! 
A dica é usar um papel milimetrado ou quadriculado, daqueles que tem quadradinhos, são fáceis de se achar em qualquer papelaria...
Papel Milimetrado
Papel Quadriculado
A única diferença do papel quadriculado e do milimetrado é que o quadriculado vem com os quadradinhos de 1cm, e o milimetrado vem com quadradinhos de 1mm. Para o desenho da sua casa, o papel quadriculado serve.
Vou explicar como você vai usar o papel. Você vai desenhar a planta baixa de acordo com os quadradinho, pensando assim: cada quadradinho de 1cm equivale a 10cm do meu ambiente. 
Então, se a sua parede tem 3 metros, você vai usar 30 quadradinhos para desenhá-la. 
Caso você ache que está muito grande no papel, você pode diminuir essa proporção, por exemplo, cada quadradinho equivale a 20cm do original. Ou seja, para você desenhar essa mesma parede de 3 metros, você usaria 15 quadradinhos só... 
Essa proporção é a base do escalímetro, as escalas utilizadas nos projetos... Mas não se assuste, é só ir contando e calculando... 
Assim, o seu desenho estará em porporção com o original, quando você medir um sofá, por exemplo para colocar dentro do seu ambiente, você poderá olhar no seu desenho e ter a noção exata do tamanho dele.
Veja como fica: 
Veja: a cada 5 quadradinhos, temos 1 metro, ou seja, cada quadradinho equivale a 20cm do original. 
E assim, ficará muito mais fácil e correto comprar os móveis e fazer qualquer mudança... 
E tem um outro detalhe que eu gostaria de ressaltar: a forma com que as medidas são tiradas nas paredes.
Muita gente tem o costume de colocar a trena no chão e puxar, assim fica mais fácil tirar as medidas sozinho, certo? 
Medindo o ambiente pelo chão... Não é legal... 
Porém, deve-se lembrar de um ponto importantíssimo: o rodapé. O ideal é medir as paredes acima do rodapé para ter o tamanho real do espaço. Caso você meça pelo chão, lembre-se de somar mais ou menos 4 cm nessa medida que equivale a espessura do rodapé. Pois, imagine que você mediu o seu ambiente pelo chão, e se esqueceu de somar o rodapé, e agora comprou uma prateleira para encaixar na parede. Ela não vai encaixar perfeitamente e vai sobrar espaço, porque o rodapé reduziu a medida. 
Então, para medir as paredes, o ideal é ter ajuda de outra pessoa para segurar a trena. 

Medindo a dois fica muito mais rápido e fácil... 


E lembre-se de medir as janelas e portas. As medidas devem ser feitas POR DENTRO dos alisares e batentes e acabamentos, nunca por fora destes.
Pronto, agora você já pode tomar nota no seu desenho para começar a buscar a sua decoração. 
Qualquer dúvida, pode deixar um comentário... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages