Como amenizar o barulho no escritório


Em alguns escritórios, o ambiente de trabalho é dividido por vários colaboradores e as mesas de trabalhos ficam dispostas no mesmo espaço, fazendo assim com que o falatório seja escutado por todos.
E as vezes, esse falatório de conversas ao telefone, atendimento ao cliente, reuniões e entre colaboradores, fica tão alto e confuso que atrapalha aquele que está trabalhando silenciosamente.
Existem alguns truques que podem melhorar essa cacofonia no ambiente.

1- Coloque sofás e cadeiras no ambiente.












O estofado de espuma ajuda a conter o som, ele absorve as ondas sonoras e faz com que elas não se propaguem pelo ar, diminuindo o barulho no ambiente. Se não tiver espaço para colocar um sofá, coloque várias cadeiras, que podem ser usadas pelos seus clientes quando recebê-los em sua mesa.

2- Cole uma placa de carpete sob as mesas de trabalho.










O carpete não vai interferir na estética do espaço, mas vai servir como um abafador de som sob a mesa.

3- Coloque quadros nas paredes.















Os quadros servem para absorver as ondas sonoras e também ajudam a não propagação do som no ambiente. Mais eficiente seria  se colocasse tapeçaria na parede ou placas almofadadas.

4- Obras de arte abstrata













Algumas obras de arte, com bastante reentrances servem como dissipador do som. Além de absorver o som, as ondas sonoras se refletem dentro da obra de arte e morrem ali, sem se propagar.




















5- Use tapetes no chão














O ideal é carpete, mas em virtude das doenças respiratórias, o tapete serve para absorver o som e é mais fácil de limpar.

Evite:
- Evite utilizar materiais não porosos e muito reflexíveis, como por exemplo um piso de porcelanato polido que é altamente reflexivo do som, isso faz com que o som se propague muito mais do que, por exemplo, um piso de madeira.
- Não deixe o espaço muito vazio. Grandes áreas abertas fazem com que o som se propague sem nenhum obstáculo, com isso, o ruido e a cacofonia acontecem com mais facilidade.
- Não deixe os cantos vazios. Os sons graves se propagam nos cantos das paredes. Procure colocar algo nos cantos, como vasos de plantas ou armários de arquivo para que o som não se concentre e reflita nesses cantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages