O que é a arquitetura corporativa



Arquitetura Corporativa é o ramo da Arquitetura que se ocupa em desenvolver, projetar e executar espaços de trabalho para escritórios, muito difundida na atualidade entre empresas de grande porte, com um grande número de trabalhadores ou serviços realizados, como maneira de formar a identidade da empresa. É muito empregado em bancos, escritórios de advocacia, call centers. O projeto é desenvolvido mapeando as necessidades do ambiente de trabalho, propondo as melhores soluções em estação de trabalho imobiliário em geral (arquivos, mesas, poltronas) levando em conta aspectos ergonômicos do espaço interno e aspectos de conforto ambiental como tratamento acústico adequado e iluminação condizente com a atividade.
Em outro contexto, diverso ao comentado no parágrafo anterior, a Arquitetura Corporativa, também denominada Arquitetura empresarial, pode ser entendida como a lógica organizadora de processos de negócio e de recursos de Tecnologia da Informação que reflete os requisitos de integração e de padronização do modelo operacional de uma empresa. Nesse contexto, o trabalho do arquiteto corporativo pode ser comparado ao do arquiteto urbanista. Um urbanista se preocupa com os aspectos gerais do planejamento de uma cidade, ao passo que arquitetos e engenheiros desenham e projetam as construções, respeitando o projeto urbanístico definido. Da mesma forma, um arquiteto corporativo elabora a arquitetura da organização, ordenando seus elementos gerais (conceitos, processos, sistemas etc.) e verificando posteriormente se os projetos relacionados a cada elemento estão em conformidade com a arquitetura corporativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages