Matéria p/ revista VIRP

Eu já havia me esquecido que publiquei uma matéria na Revista VIRP em abril/2008.
É bom guardar de recordação.

Adornos são essenciais para uma decoração aconchegante.
É possível modificar os ambiente apenas com adornos, como cortinas e almofadas. Almofadas são práticas e versáteis para tornar o visual do espaço diferente. Elas podem combinar com as paredes, se estas forem coloridas ou com o estofado em que serão colocadas trabalhando com tom e sobre-tom de cores. Cada ambiente decorado possui uma particularidade e a partir deste princípio, as almofadas acompanham o conceito do visual do espaço como, por exemplo, o tipo de tecido utilizado. Almofadas de cetim e seda remetem a ambientes de requinte e sofisticação, já as de fuxico, feltro ou algodão trazem uma visão despojada e descontraída para o ambiente. Com esse propósito, as almofadas tornam-se verdadeiros coringas na decoração.

Outra opção de adorno para os ambientes são as cortinas. Além de resolver problemas corriqueiros de cada ambiente, elas valorizam o espaço e acompanham o aconchego que se deve ter. Existem diversos modelos de cortinas que se adequam às necessidades. Tecidos leves e translúcidos como voil e crepe trazem claridade e leveza ao ambiente, mas se o problema é com a claridade, uma cortina de blackout pode ser colocada juntamente com o voil para cortar a luz que entra. Cortinas com tecidos pesados e de caimento, como a seda ou algodão grosso, trazem verticalidade e graciosidade fina na decoração. As cores das cortinas tendem a ser neutras para não dar uma visão de impacto, com isso, pode-se utilizar contas e cristais pendentes entre os gomos da cortina de tecido colocando uma cor mais vibrante no tecido e seguindo os adornos daquele ambiente. Além das cortinas de tecido, pode-se trabalhar com as persianas em rolôs de tecido que trazem transparência e leveza, ou com rolôs de material natural como palhas e fibras naturais dando um ar de rusticidade na decoração. Painéis de tecido também são ótimas opções para bloquear a claridade e valorizar a decoração em ambientes.
Estes são apenas dois elementos dentre outros que contribuem para uma decoração bem combinada e aconchegante. Uma grande vantagem de se valorizar as cortinas e almofadas é que estes são objetos de fácil mudança, se em algum momento você se cansar das cores e do visual do seu espaço, mudando somente estes elementos você já terá um ambiente de cara nova.











































Acesse a Revista VIRP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages