Como instalar uma coifa?

Dentro dos meus projetos que estou elaborando, me surgiu uma dúvida: como fazer a instalação correta da coifa?
Pesquisando por aqui, achei uma dica da Arquiteta e Designer Roceli Rapini que me foi muito útil.
Com todos os créditos a ela, eu copio o que ela diz:


Como instalar a coifa?

(imagem: bicodocorvo)
O primeiro passo e isso vale para todos os eletrodomésticos, é escolher a coifaenquanto a obra não entra na etapa de acabamento, assim é mais fácil definir corretamente pontos de energia e saída do duto. Se a cozinha está pronta, vale ter atenção com as possibilidades já existentes, para você não correr o risco de comprar e não conseguir instalá-la. 
 (imagem: esquema by Rocéli Rapini)
A coifa precisa estar em harmonia de medidas com o fogão para atender todas as bocas em funcionamento. A distância ideal entre as duas peças fica entre 70 e 80cm. O ponto de energia deve ficar no centro da instalação da coifa a 2,20m do piso ou vir pelo forro, por dentro do duto.
 (imagem: blogdareforma)
A instalação deve ser feita diretamente na laje e nunca no forro de gesso ou de madeira no caso da coifa de ilha, pois não suportaria o peso. Quanto menor o caminho a ser percorrido pelo duto, melhor a eficiência da vazão. Vazão é o volume de vapores e gases retirados do ambiente, medido em m3/h e pode ser calculada, conforme NBR 14518 através de duas fórmulas, adotando-se o resultado de maior valor.
 A tubulação da coifa precisa ser bem dimensionada para que a exaustão seja eficiente com o menor nível de Ruído. Como segue o quadro abaixo:
 (informação: tuboar)
(imagem: houzzdot)
Em apartamentos não se esqueça de verificar as normas do condomínio sobre a interferência da abertura na fachada e a necessidade de padronização da mesma, se permitida.

Fonte: Oh de casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages