DIY - Encapando pastas do escritório

Detalhe dos fichários na prateleira.
Estou reformulando o meu home office, e tenho algumas pastas tipo fichário que é necessário que fiquem à mostra. Porém, não combinam em nada com a decoração que estou planejando para o meu novo espaço.
Com isso, resolvi encapá-las para deixar com uma cara mais apresentável e assim, não preciso descartá-las para comprar outras.
Utilizei papel de seda floral, cola, fita adesiva, papel branco e alicate.
Veja como fiz...

A pasta antes de ser encapada - já estava pedindo arrego...

A pasta aberta antes de ser encapada

Materiais utilizados

Retirei o anel do puxador, para que pudesse ser colocado de volta depois de encapada, dando o acabamento.

O papel de seda é transparente, o que não me agradou, já que aparece o fundo feioso da pasta antiga.

Para cobrir a estampa e realçar o papel de seda, cobri somente a frente com papel branco comum. Como as laterais da pasta ficarão encostadas uma nas outras, não vi necessidade de cobri-las, já que ficarão guardadas.

É importante lembrar que a pasta tem suas dobras, então, a medida do papel deve ser feita com a pasta fechada para dar a maleabilidade na hora de abrir.

O ideal é encapá-la semi fechada, para que não se perca a dobra e o vinco com a abertura da pasta, e o papel não fique justo e apertado.

Depois de encapado, fiz o furo para o puxador com estilete.

E coloquei de volta o acabamento de metal, retirando as rebarbas que sobraram do papel.

E voi lá! Pasta encapada.

Pasta encapada aberta. 

Alguns puxadores são de plástico, são mais fáceis de serem retirados e colocados. 

E para esses, eu fiz o furo por fora, com o papel tencionado, fica mais fácil, porém, muito cuidado para não rasgar além do necessário.

Para as etiquetas, eu fiz impresso, recortei e colei com cola. 

Fichários encapados e etiquetados

Detalhe da etiqueta.

Arquivos guardados na prateleira


Observações que eu tive que fazer:
- O papel de seda não é muito indicado para fazer este encapamento, o papel é fino e tem uma tendência muito fácil a rasgar. Porém, eu não tinha achado outro tipo de papel com esta estampa que eu queria. Como estas pastas não são utilizadas com frequência - geralmente eu arquivo os documentos uma vez por semana - então, não terei problema em ficar raspando as pastas umas nas outras e rasgar o papel. 
- Se for encapar pastas que são utilizadas com mais frequência, prefira o contact, é ótimo, já vem com cola e pode ser lavável com pano úmido. Bem mais resistente que o papel de seda, porém, as estampas são limitadas... 
- Cuidado na hora de recolocar o acabamento do puxador, já que com o papel de seda, o buraco ficou mais estreito e alguns anéis não se encaixaram perfeitamente. Para um trabalho mais preciso, o ideal é lixar o buraco depois de retirar o anel, para abrir um pouco e poder caber a espessura do papel. (deu pra entender??)
- A cola branca pode derreter a tinta da etiqueta se colocado muito na hora de colar. Prefira cola tipo bastão, ela não vai umedecer o papel e derreter a tinta. 
Acho que é só.
Aproveite a dica e encape outros acessórios seguindo o mesmo padrão, assim você ganha uma cara nova no seu escritório sem gastar tanto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Pages