Dicas rápidas de organização da casa nova

Confira algumas dicas rápidas para organizar o novo lar: Cozinha · Pratos ficam perto da mesa e as panelas são mantidas perto do fo...


Confira algumas dicas rápidas para organizar o novo lar:
Cozinha
· Pratos ficam perto da mesa e as panelas são mantidas perto do fogão. Setorizar o uso facilita. Xícaras e kits de sobremesa permanecem juntos. É melhor colocar os utensílios do dia-a-dia na parte de baixo e os de visitas na parte de cima do armário.
· Eletrodomésticos ficam juntos e à vista. Deixar guardado na caixa só atrapalha na hora de preparar qualquer receita. Se o lugar deles for embaixo da pia, fique atento a possíveis vazamentos.
· A melhor gaveta para talheres é a segunda. Utensílios como facas e pegadores ficam na primeira.
· Não mantenha mais de 5 quilos na porta da geladeira.
Área de serviço e despensa
· Balde, sabão e amaciante ficam no armário próximo ao tanque ou máquina de lavar roupa.
· Outros produtos de limpeza são separados por tipo. Não misture produtos de limpeza com comida.
· Na despensa, os doces ficam na prateleira de baixo - é mais fácil perceber quando surgem formigas. Produtos novos ficam atrás dos antigos, o que evita que vençam sem ser usados.
Sala
· É um bom lugar para fotografias. As revistas ficam empilhadas ou no revisteiro. Se não forem de coleção, jogue-as fora periodicamente.
· Evite colocar muitos objetos pequenos juntos. Dificulta a limpeza. Arrume uma bandejinha para guardar chaves em cima da mesinha. Guarde CDs e DVDs em ordem alfabética.
· Se receber um fumante em sua casa, ponha um potinho com vinagre para tirar o cheiro do cigarro.
Banheiro
· A pia deve ficar o mais livre possível. A primeira gaveta é lugar dos acessórios para os cabelos. Mantenha um nécessaire sempre montado se viajar muito.
· Use cestinhas de vime para separar os objetos por temas - depilação, barba etc.
· Mantenha pelo menos dois rolos de papel higiênico de reserva. Evita "surpresas" como descobrir que o estoque acabou.
Escritório
· Tenha pastinhas de cores diferentes para documentos a pagar, contas já quitadas e recibos anteriores.
· Cada assunto deve ficar em uma pasta diferente: documentos do carro e seguro; exames médicos; garantias e manuais de aparelhos. Tudo pode ser guardado no maleiro.
Quarto
· Separe as peças por cor. A ordem não importa. O fundamental é que se formem faixas verticais: camisas, casacos e calças pendurados, blusas dobradas em ''montinhos'' nas prateleiras e sapatos da mesma cor logo abaixo.
· Não pendure nada pelo avesso, afinal é essa parte que fica em contato com a pele depois.
· Nada de colocar roupas envolvidas em sacos plásticos, que não deixam a peça respirar. O melhor é mandar fazer capas de tecido TNT com plástico cristal nas laterais. Coloque, no máximo, duas peças por cabide. As de couro não podem ser dobradas.
· Cabides cromados não deformam nem oxidam. Custam caro, mas duram muito tempo.
· Se você sempre usa determinado conjunto, pode guardá-lo no esquema casulo: calça e blazer envolvidos pelo casaco. Como a calça jeans ocupa muito volume, o melhor é dobrá-la em três e guardá-la nas prateleiras.
· O maleiro pode ser usado para guardar caixas com artigos específicos. Coloque tudo que é de praia junto, por exemplo. O mesmo vale para pashminas, gorros, luvas. O importante é que as caixas sejam revestidas para não embolorar nem juntar traça.
· Sapatos que deformam devem ser guardados com fôrmas.
· Suportes para cinto podem ser usados para colares longos. O ideal é guardá-los na parte interna do armário, e não na porta, o que evita que puxem fio de blusas delicadas.
· As malas podem ser guardadas embaixo da cama, sobre um suporte que facilite a retirada para limpeza. Para ganhar espaço, cobertores ou roupas de inverno podem ser acondicionados dentro.
· As bolsas ficam sempre em pé. As menores e as de festa vão atrás, mantendo a ordem de cores.
· Nas gavetas masculinas: meias sociais podem ser guardadas com as gravatas (dependendo da quantidade e das combinações), enquanto as meias esportivas dividem espaço com as cuecas.
No closet
· A melhor maneira de limpá-lo é com o aspirador em vez da vassoura. Levanta menos pó. Além disso, passe um pano úmido.
· Evite o excesso de lustra-móveis. Além de escurecer a madeira, o uso do produto pode ocasionar a perda da garantia em algumas marcas de móveis.
· Para deixar um cheirinho dentro do armário, é possível colocar bolinhas de cerâmica com gotas de essências (de preferência suaves como jasmim e alfazema).
· Para retirar a umidade, coloque um saleiro de vidro com tampa de inox e cal virgem dentro. Aposte também em bolinhas de cedro, que absorvem a água e funcionam como repelente natural. Elas não devem ser coloridas nem perfumadas.
· Se a pessoa tiver uma sapateira independente dos armários, melhor. A profundidade recomendada é de 30 centímetros. Caso contrário, os sapatos podem ser colocados com um pé atrás do outro (em vez de lado a lado), o que facilita a visualização.
· Para todos os armários vale a mesma regra: tudo o que se usa menos vai em cima.

Fonte: Cristina Papazian, para Casa Cláudia.

You Might Also Like

0 comentários

Instagram